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28/08/2024

Artigos

UTILIZANDO O MARKETING COMO ESTRATÉGIA

Autor: Paulo Morás

Muito se ouve falar sobre Marketing nas empresas e como ele pode ser a alavanca e a tração do negócio, mas pouca atenção de fato é despendida para esse setor.

No mundo globalizado 5.0 com a era da computação e da velocidade em que as tendências de consumo se alteram, olhar para o produto pela ótica do cliente, passa a ser crucial para a perenidade da organização no contexto em que está inserida.

Marketing Estratégico é muito mais do que atrair novos clientes ou fidelizar outros, é a busca incessante pelo aumento de valor no produto, aliás, valor é o que o cliente busca na compra de qualquer produto independente do preço, se não atender e suprir a necessidade e a dor que o consumidor está sentindo no momento da compra, o produto passa a ser obsoleto, e com isso a probabilidade de ser mais um produto entre milhões é grande.

Contudo, as empresas sabem o que precisa ser feito, mas não o fazem, englobando ações como a posição de mercado que querem atuar, qual a segmentação de clientes que busca atingir, desta segmentação qual o Targeting que faz sentido, que consegue atender as necessidades de seus clientes e com isso desenvolver a Persona que irá comprar o produto. Este sim será um público-alvo que está tentando cativar.

Mas para segmentar mercado é necessário escolher o Targeting correto, definir a Persona e o posicionamento de forma estratégica.

Para começar, precisa segmentar o mercado consumidor do seu produto em vários segmentos com dores e demandas diferentes, citando por exemplo, a GM Motors, que tem um segmento de mercado para cada família de carros, o cliente que compra o Camaro não é o mesmo que compra o Onix e que não é mesmo cliente que compra a S10 e/ou a Equinox, desta forma a GM segmentou e direcionou o produto para diferentes demandas de consumo resolvendo as dores de cada uma.

Pois bem, definido a segmentação, agora vamos entender o que o consumidor/cliente busca encontrar e que expectativas ele tem na compra do produto, então define-se o Targeting dos segmentos escolhidos que irá atuar. Caso não tenha ainda o produto definido, pode escolher um produto para cada segmento ou ainda escolher um único produto que atenda às necessidades do segmento que está em maior crescimento, e caso já possua o produto, pode escolher o Targeting que melhor se encaixe para o produto, definindo então qual a Persona que está mais propícia a comprá-lo.

Na definição da Persona é importante atentar para os asseios e características que ele possui. Precisa ser mais específico, buscar hobbies, gostos, costumes, faixa etária e salarial, entender que se não for aquela Persona definida outra não terá interesse no seu produto. É preciso definir uma persona para cada produto e o Targeting escolhido vai da estratégia e posicionamento do produto que irá atender a necessidade do consumidor.

E o posicionamento como fica? Pois então, atendendo o passo a passo descrito acima, a empresa terá um posicionamento do produto muito mais claro, precificando o produto de forma mais correta, atendendo as necessidades, dores e anseios. Na verdade todos buscam uma oportunidade de posicionamento que os demais não estão vendo, um produto que consiga gerar valor ao cliente, um preço adequado a qualidade e entrega do produto, com isso ganhando mercado e perenidade.

De certa forma, o Marketing Estratégico é a alavanca impulsionadora do negócio, ele que direciona e mostra o melhor caminho para empresa, a escolha dos produtos chaves, que vai conseguir demonstrar a proposta de valor que o produto oferece.

Muitas empresas até desconhecem o conceito literal de Marketing Estratégico, e por ventura se dão bem no lançamento dos produtos, mas não conseguirão repetir na grande maioria dos lançamentos. Ninguém quer ser mais um nas estatísticas dos que não deram certo e por isso, usar essa ferramenta tão essencial no seu negócio é vital para se diferenciar dos demais concorrentes

Como consultores e gestores de empresas, auxiliamos empresários ao sucesso no seu negócio. Esta é mais uma ferramenta de gestão e precisa ser encarada como uma rotina de hábitos saudáveis que as empresas precisam incluir no planejamento estratégico adotando-a todo dia no seu negócio, alcançando assim a proposta de valor que o produto/serviço está oferecendo.

REFERÊNCIAS

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing.14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018.